quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Já chega não?



Todos os anos por esta altura se ouve tudo falar de incêndios e que deve haver prevenção e essas coisas todas. Mas, eu questiono-me, só se lembram da prevenção depois de acontecer? Há que limpar as matas, ter uma floresta ordenada, árvores típicas da zona, sensibilizar as pessoas etc...
Não sei como conseguem fazer isto a um Parque Natural tão bonito como o da Serra da Estrela! Será que os incendiários gostam de ver estas imagens e ficam felizes por verem animais queimados e casas destruídas?
Pergunto-me, quantas espécies raras morreram nestes 3 ou 4 dias? Realmente quantos hectares arderam? Quantas pessoas ficaram prejudicadas? E acima de tudo, como e que vai ser quando chover? Parece que vamos ouvir falar de cheias. Como é óbvio se não há mato ou outras coisas para segurar a terra, a terra vai descer com a chuva para as ribeiras, que vão ficar com a água preta e aí, será que os peixes vão conseguir viver? Serão necessários mais químicos para que a água possa ser bebida pela população.
Resumindo e baralhando, o problema não é só o arder, nem a falta de prevenção, mas também o após do fogo. e como podemos ver ninguém é responsável por nada!
Espero não voltar a ver estas imagens não só na Serra que eu tanto gosto, como em qualquer outro sítio...

Sem comentários:

Enviar um comentário